VOLTA ÀS AULAS

Publicado em: 03/02/2022 17:00 | Fonte/Agência: Sec. de Educação, Cultura e Esporte | Autor: Sec. de Educação, Cultura e Esporte

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGA O RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO.

O calendário do ano letivo de 2022 cumprirá os 200 dias letivos. Mas não descarta a possibilidade de alterações devido ao aumento no quadro de número de infectados pela COVID-19 no início deste ano. Se houver necessidade de readequações, as mesmas serão divulgadas previamente, não descartando a possibilidade do ensino remoto voltar.

Porém, a Secretaria informa que manterá os recursos necessários para protocolos contra a COVID-19 e que a Vigilância Epidemiológica do Município e a Comissão de Volta às aulas estão acompanhando e participando das decisões e orientações aos profissionais da educação, preparando-os para o acolhimento das crianças, e ainda que as Instituições de Ensino estão estruturadas para receber os alunos. Todos os profissionais da Rede de Educação Municipal estão vacinados. A vacinação das crianças está acontecendo conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde e autorização dos pais ou responsáveis.

A secretária ressalta, que se for extremamente necessário alterar o calendário escolar - que segue normas do Ministério da Educação e SEED- Secretaria Estadual de Educação do Estado - haverá reestruturação e adequações quanto ao processo de ensino/aprendizagem para que os estudantes recebam os conteúdos, de acordo com as séries em que estão matriculados sem prejuízo à ministração dos mesmos.

MATRÍCULAS - O Município oferece vagas para a Educação Infantil com cadastramento nas instituições de educação de Infantil. Esse cadastro é direcionado somente para quem ainda não o realizou.

A Secretaria Municipal de Educação informa que há vagas para os CMEI's. Para os estudantes da Educação Infantil 4 e 5, os pais/responsáveis legais podem obter mais informações no telefone disponível: (41) 3636-8023. O contato também é direcionado aos novos estudantes dos 1º aos 5º anos, até 11 anos de idade.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO - Ainda não há nenhuma obrigatoriedade da carteirinha de vacinação da COVID-19 para matrícula. A Secretaria Municipal de Educação aguarda formalização do Governo do Estado e das instituições governamentais de Saúde para a requisição.

FORMAÇÃO CONTINUADA - Os professores e educadores da Rede Municipal de Ensino participarão de capacitação durante todo ano letivo conforme cronograma da Secretaria de Educação.

ESTRUTURA - Os 05 CMEI’s atendem crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses de idade.

Mas neste ano letivo de 2022 a Secretaria estará ampliando o atendimento no CMEI Tia Niva que ofertará o Infantil 4 em período integral.

Estamos amplianto o atendimento da escola Integral Joaquim da Rocha Soares ofertando neste anos de 2022 o 1º ano do Ensino Fundamental – Anos iniciais.

Mas é importante destacar que o retorno das aulas presenciais é de suma importância para o desenvolvimento da vida escolar de nossa crianças, mas sempre prezando pelo bem estar e a saúde de todos.

TRANSPORTE ESCOLAR - A secretaria informa que é necessário seguir as legislações Federal e Estadual no tocante à disponibilização do Transporte Escolar gratuito aos estudantes matriculados, seguindo normas de georreferenciamento.

As linhas são organizadas para maior segurança dos estudantes, no sentido de proporcionar o recurso com qualidade em todas as regiões do município e sendo de fundamental importância que cada criança estude nas instituições de ensino mais próximas de sua residência.

Ampliará o transporte dos alunos do Ensino Médio para a realização da 6ª aula.

Em reunião realizada com as diretoras e gestoras da Educação Municipal no sentido de repassar as normas vigentes seguidas das esferas Estadual e Federal para que o retorno aconteça de forma segura e efetiva.