Balsa Nova tem dois projetos aprovados na Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética da Copel

Publicado em: 06/07/2020 13:39 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

O Programa de Eficiência Energética da Copel, é executado anualmente em atendimento a cláusula do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica e a Lei nº 9.991/00 por meio do qual são aplicados recursos financeiros em projetos que tem como objetivo a promoção da eficiência energética no uso final da energia elétrica.

Na Chamada Pública 2019-2020, foram recebidos ao todo 144 projetos, Balsa Nova foi o único Município a apresentar e ter dois projetos aprovados: Edifícios Públicos e Iluminação Pública. “Ficamos muito orgulhosos com esse resultado, que confirma a qualidade dos projetos e o emprego de recursos com máxima eficiência”, afirmou Felipe Faria CEO da Green Building Council Brasil.

O Prefeito de Balsa Nova Luiz Costa, que recebeu a notícia com grande satisfação, disse que o Projeto é para tornar a Prefeitura autossuficiente em energia, “o projeto será dividido em três partes”, disse o Prefeito. Segundo Costa a economia com energia para o Município chegará a quase R$ 800 mil por ano, além da redução do custo de manutenção oriunda da troca por equipamentos com maior vida útil.

O Projeto acontece juntamente com o Paranacidade, Fomento Paraná, Instituto Purunã e a Petinelli. O Paraná se torna com esse projeto um epicentro mundial para edifícios autossuficientes com mais de 250 edifícios GBC Zero Energy.

Conheça as três etapas:

1ª etapa: Edifícios Públicos (Eficiência Energética e Geração Local de Energia Renovável)

O projeto de Prédios Públicos prevê a eficientização dos sistemas de iluminação e a geração local de energia renovável.  Ao todo serão 27 prédios públicos autossuficientes em energia.  O total de investimentos será de R$1.251.541,05, dos quais 92%, ou R$1.148.061,05 serão fornecidos a fundo perdido pela Copel e o restante financiado pela Fomento Paraná.

2ª etapa: Iluminação Pública (Eficiência Energética)

Já o projeto de Iluminação Pública prevê a eficientização do sistema de iluminação pública do município.  Ao todo serão 2.111 pontos de iluminação eficientizados.  O total de investimentos será de R$2.224.657,67, dos quais 93%, ou R$2.074.175,25 serão fornecidos a fundo perdido pela Copel e o restante financiado pela Fomento Paraná.

3ª etapa: Iluminação Pública (Geração de Energia Renovável)

Essa parte complementa o projeto aprovado junto ao PEE e será financiado diretamente com a Fomento Paraná.  O projeto prevê a execução de uma usina fotovoltaico de 375 kWp de capacidade que será capaz de atender a 100% do consumo de energia do sistema de iluminação pública.  O investimento previsto é de R$ 1.310.467,89.