NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA E À SOCIEDADE

Publicado em: 21/01/2020 13:01 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

A Prefeitura de Balsa Nova, por intermédio de sua Secretária Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, em atenção à diversas denúncias registradas via Plataforma integrada de Ouvidoria do Município e nas demais fontes de comunicação, referente ao lançamento de resíduo líquido com característica densa e escura no Rio Pitangueiras, comunica:

- A Fiscalização Municipal, acompanhada por servidores técnicos de meio ambiente, efetuaram vistoria na planta do Sistema de Tratamento de Efluentes da empresa denunciada e também no ponto de lançamento identificado na denúncia, na data de 07 de janeiro de 2020, imediatamente quando do recebimento da denúncia.

- Após reportada a ocorrência, em 08 de janeiro de 2020, o Instituto Ambiental do Paraná - Autarquia Ambiental Estadual responsável pelo licenciamento do empreendimento - conduziu diligência conjunta com a Fiscalização Municipal.

- Durante as vistorias, não foi constatada cor nem odor no efluente do emissário. Também não havia vestígios do resíduo proveniente do acidente no corpo receptor (Rio Pitangueiras).

- As providências necessárias foram tomadas e o plano de ação para contingência do vazamento está sendo executado pela empresa.

- A Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Balsa Nova está acompanhando o processo instaurado junto ao órgão ambiental estadual competente e a empresa apresentou todas as documentações solicitadas, até o momento, pela Municipalidade.