Na tarde da última sexta-feira (26/08) tomaram posse os novos conselheiros municipais de assistência social de Balsa Nova.
Foram empossados 10 conselheiros titulares e 10 conselheiros suplentes, dos 20 novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, 18 são mulheres que exercerão a função até 2013.
Dentro do organograma de atividades da posse os conselheiros participaram da palestra “A Importância dos Conselhos de Direito” proferida pela pedagoga Ângela Mendonça que trabalha no Centro Operacional de Proteção de Crianças e Adolescentes – CAOPCA do Ministério Público do Paraná.
Durante a palestra foram abordados temas como a diferença entre assistencialismo e política de assistência social, sobre casos de violência contra crianças, adolescentes e idosos, sobre formulação de políticas públicas de assistência social e, principalmente, a importância dos conselhos para o desenvolvimento das políticas setoriais visando a melhoria de vida da população.
A palestrante elogiou a organização da Secretaria e dos novos Conselheiros, segundo Ângela Mendonça “Ainda existem municípios que sequer discutem a função dos Conselhos, Balsa Nova está de parabéns por iniciar uma nova gestão com este importante debate”.
Após a palestra os novos conselheiros já iniciaram suas atividades elegendo a nova mesa diretora do CMAS. Após o debates sobre candidaturas e tendo em vista que o mandato da direção do CMAS é alternado entre sociedade civil e representação governamental foram eleitas para a Presidência e Vice-presidência do CMAS Balsa Nova, respectivamente, as conselheiras Iara Reis Class, representante dos profissionais da área (sociedade civil) e Maria Alice Jacomasso, representante das entidades prestadoras de serviço (sociedade civil).
“Os novos conselheiros podem contar com o nosso apoio, a Secretaria de Promoção Social está a sua inteira disposição” afirmou a Secretária Municipal de Promoção Social, Araci Aggio Gequelim, presente na posse.