Abril Azul - Mês de conscientização sobre o Autismo

Publicado em: 03/04/2019 18:44 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social apóia a campanha do “Abril Azul” – Mês de conscientização sobre o Autismo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, existem cerca de 2 milhões de pessoas com o espectro.

O dia 2 de Abril foi instituído pela ONU como sendo o Dia Mundial do Autismo, data essa que visa alertar a sociedade sobre a condição, bem como desmistificá-la. Por esse motivo, a campanha que busca conscientizar sobre o TEA acontece no mesmo mês.

Abril Azul

Como forma de ampliar os conhecimentos acerca do autismo, a campanha Abril Azul foi proposta em 2007, tem côo maior objetivo combater o preconceito através da disseminação de informações sobre o assunto, envolvendo cada vez mais a população e as políticas públicas.

Mas afinal o que é o autismo?

O autismo é compreendido como uma junção de condições, como atraso e anormalidades no desenvolvimento do comportamento social, além de dificuldades de comunicação e linguagem. Que podem levar a uma incrível capacidade de realizar tarefas que para a maioria seriam complexas ou o oposto questões que para a maioria podem parecer simples, para as pessoas com autismo às vezes se torna incrivelmente difíceis, como fazer amigos e se relacionar

Enfim o autismo não possui causas definidas, ou seja, os estudos acerca de suas origens ainda não foram totalmente esclarecidos; mas já podendo ser percebida antes dos 18 meses de idade e, geralmente, se estende até a vida adulta.

O diagnóstico precoce é essencial para garantir melhor qualidade de vida ao portador e reduzir os impactos na vida social e econômica.

Conhecendo os sinais e sintomas

Entre os sintomas apresentados por pessoas com autismo, os mais comuns incluem comportamentos repetitivos, a inquietação exagerada e a resistência a mudanças. Entenda alguns dos sinais:

Graus do autismo

O diagnóstico do autismo é clínico, realizado por meio de observações de comportamento, sendo então classificada em três níveis de funcionamento, de acordo com o DSM-5 (5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais).

Conheça um pouquinho mais sobre o assunto.

ABRA – Associação Brasileira de Autismo

Portal Drauzio Varella.

Fontes consultadas

·         Identificação das variações do espectro do autismo – Escola de Medicina da Universidade de São Paulo;

·         A nova classificação americana para os transtornos mentais – Jornal de psicanálise;

·         Autismo: orientação para os pais – Ministério da Saúde.

·         Autismo – Perspectivas no dia a dia – Claudia Omairi.

·         Revista Ler e Saber Autismo.