SMAMA realiza Mapeamento das áreas potenciais para cursos técnicos e profissionalizantes

 

Publicado em: 12/02/2019 11:26 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou no ano de 2018 uma pesquisa quantitativa nas instituições de ensino fundamental e médio ativas no Município de Balsa Nova, por meio da aplicação de questionário semi-estruturado com perguntas abertas direcionadas, no intuito de mapear a área de interesse de conhecimento de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 12 anos de acordo com as características regionais e municipais.

O questionário foi aplicado em sete escolas da rede municipal de ensino, três colégios da rede estadual de ensino e uma escola particular, considerando os seguintes critérios para preenchimento: Nome do Aluno; Filiação; Bairro da sua residência; Área rural ou urbana; Idade; e Sugestões de cursos direcionados ao desenvolvimento da atividade rural no Município.

Concluída a fase de levantamento de informações, procedeu-se a tabulação dos dados obtidos da análise dos questionários preenchidos pelos alunos ou por seus responsáveis, totalizando uma amostra de 1.296 alunos participantes da pesquisa em uma população de 3.226 alunos matriculados nas redes de ensino do Município de Balsa Nova segundo o caderno estatístico do IPARDES (2018).

A pesquisa revela que 58% dos alunos residem em área rural e 42% residem em área urbana, sendo que 33% dos entrevistados têm famílias que possuem como principal fonte de renda a agricultura e 67% exercem outras funções, considerando erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Dentre as sugestões de cursos voltados ao desenvolvimento da atividade rural do Município, foram listadas as seguintes áreas de conhecimento contendo o quantitativo dos alunos interessados:

·         Cultivo (300)

·         Preservação de meio ambiente (240)

·         Produção orgânica (267)

·         Reciclagem e compostagem (184)

·         Pecuária (158)

·         Uso de agrotóxicos (74)

·         Piscicultura (43)

·         Agroecologia (30)

Cumpre destacar que este mapeamento norteará a escolha de cursos e palestras, que virão a ser ofertados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e seus parceiros, no intuito de fortalecer a atividade rural no Município.

·         Nota: Participaram da pesquisa alunos da Escola Municipal Boleslau Liana; Escola Municipal Herculano Schimaleski; Escola municipal Irmã Rosalina; Escola Municipal Itambé; Escola Particular Gênesis; Escola Municipal João Andreassa; Escola Municipal Joaquim Ribas de Andrade; Escola Municipal Dr. Mário Faraco; Colegio Estadual Professora Maria Luiza Franco Pacheco; Colégio Estadual Donozor Nunes Nogueira; e Colegio Estadual Angelo Gequelin