Você conhece o CRAS?

 

Publicado em: 28/06/2018 13:08 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Balsa Nova lança série “Conhecendo o SUAS”, onde serão publicados semanalmente um texto sobre o assunto, segue nosso segundo texto.

 

TEXTO 03 – “CONHECENDO O CRAS”

 

Você conhece o CRAS?

 

            O Centro de Referência de Assistência Social, conhecido por CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, atendendo a população mais vulnerável e leva às famílias os serviços oferecidos pela Política de Assistência Social.

            Lá no CRAS você será atendido por uma equipe composta por profissionais de várias áreas, como assistentes sociais e psicólogos, que estão capacitados para realizar os encaminhamentos necessários a sua situação, sendo estes para serviços e programas da assistência social e também de outras políticas, como educação, saúde e trabalho.

            No equipamento social CRAS, você também pode realizar o seu cadastro para ter acesso a benefícios assistenciais que lhe permitiram condições de manutenção digna de vida, como por exemplo, Bolsa Família (P.B.F) e o Benefício de Prestação Continuada (B.P.C).

     O CRAS da cidade de Balsa Nova fica localizado na Rua: Antonio Gequelim nº 35, na localidade do Bugre, atende também para orientações gerais através do telefone (41) 3637-1507, e conta com uma equipe técnica de um assistente social e um psicólogo, e também tem atendimento na localidade do centro, dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Iguaçu nº 548 e para maiores informações através do telefone (41) 3636-1237 e conta com uma técnica assistente social.

 

Quais serviços são ofertados pelo CRAS?

 

PAIF – Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família.

 

            O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

            O trabalho social se baseia no respeito aos diversos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias e se fundamenta no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares.

            O trabalho social objetiva a potencialização dos recursos disponíveis das famílias, suas formas de organização, sociabilidade e redes informais de apoio para o fortalecimento ou resgate de sua auto-estima e a defesa de direitos.

            Tem como princípios dois pilares do SUAS:

v  A matricialidade sociofamiliar: a família é reconhecida como o núcleo primário de afetividade, acolhida, convívio, sociabilidade, autonomia, sustentabilidade e referência no processo de desenvolvimento e reconhecimento da cidadania. E o Estado tem o dever de prover proteção social às famílias a fim de possibilitá-las ao exercício de sua função protetiva.

v  E a territorialização: Se refere à centralidade do território como fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e risco sociais, bem como para seu enfrentamento. A adoção da perspectiva da territorialização se materializa a partir da descentralização da política de assistência social e consequente oferta dos serviços socioassistenciais em locais próximos aos seus usuários. Isso aumenta sua eficácia e efetividade, criando condições favoráveis à ação de prevenção ou enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como de identificação e estímulo das potencialidades presentes no território.

 

Quem são os usuários do PAIF?

 

            São as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda ou famílias com membros que recebem benefícios assistenciais, pois a situação de pobreza ou extrema pobreza agrava a situação de vulnerabilidade social das famílias.

            Entendemos a vulnerabilidade social por uma situação decorrente da pobreza, privação, ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, calamidade, fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social decorrente de discriminações etárias, étnicas, de gênero, sexualidade, deficiência, entre outros, a que estão expostas famílias e indivíduos e que dificultam seu acesso aos direitos e exigem proteção social do Estado; e o risco social como o agravamento das situações reconhecidas como de vulnerabilidade social.

            As ações do PAIF potencializam a família como unidades de referência fortalecem os vínculos internos e externos de solidariedade, por meio do desenvolvimento do convívio, socialização, autonomia e protagonismo das famílias, bem como pelo desenvolvimento de projetos coletivos e pela promoção do acesso a programas de transferência de renda, benefícios assistenciais e aos demais serviços socioassistenciais e setoriais.

 

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

     O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).

     O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, organizado por grupos etários.

     É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

 

 

Quem pode participar?

 

     Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, todos devidamente inseridas no Cadastro Único.

     O objetivo do SCFV é o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva; possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

            Em Balsa Nova o SCFV é ofertado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, na O SCFV acontece na Rua: Feltrim nº77 – Rodeio Santo. Antonio. Da seguinte forma:

v  Crianças de 6 a 12 anos: segunda e quarta-feira – turmas manhã e tarde.

v  Adolescentes de 12 a 17 nos: terça e quinta-feira – turmas manhã e tarde.

v  Para os idosos através dos grupos de 3ª idade realizados em todas as localidades.

 

     Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizar o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais, e realizar entrevista com técnico social.

     Na próxima semana texto sobre o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

 

 

Fontes:

 

Cartilha SUAS Sistema Único de Assistência Social “Modo de Usar”.

Conselho Nacional de Assistência Social Brasília, dezembro de 2017.

 

Cartilha Assistência Social um Direito de Todos.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

 

Cartilha: Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Brasília – 2009 – Impressão 2012.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

 

http://mds.gov.br