CRAS Bugre recebe propostas de oficinas para a população

Publicado em: 19/07/2011 22:19

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Bugre, vai receber a partir do dia 25 de julho até 12 de agosto, propostas de oficinas para serem desenvolvidas junto aos beneficiários dos programas sociais do município. A iniciativa visa fortalecer o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no município.
              A equipe técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social e do CRAS desenvolveram critérios para o recebimento das propostas, tendo em vista as necessidades locais, sociais e administrativas, são eles:
1) As Oficinas devem ocorrer em um período superior a 20 horas (05 turnos de 4 horas) e inferior a 80 horas (20 turnos de 4 horas);
2) As oficinas devem ser ministradas em um período de até 90 dias em dias de semana (horários a combinar);
3) Valor total de cada oficina não deverá ultrapassar o montante de R$ 3.000,00 (incluso material didático e de consumo)
4) O (a) oficineiro (a) deverá apresentar currículo com comprovado trabalho e conhecimento na área proposta;
5) O (a) oficineiro (a) não poderá ser funcionário (concursado ou comissionado) da Prefeitura Municipal de Balsa Nova
6) As oficinas terão no máximo 20 alunos (as)
            A Secretaria Municipal de Promoção Social receberá todas as propostas de oficinas e organizará as mesmas por ordem de prioridade, levando em consideração o público preferencial atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Bugre.
             As oficinas serão ministradas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Bugre, situado na Avenida Aníbal Khury, 1.110, Bairro Bugre, Balsa Nova ou em local apropriado a demanda do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Os materiais didáticos e de consumo utilizados na oficina deverá estar incluso no valor total da oficina
             As propostas poderão ser enviadas por e-mail (cmasbalsanova@gmail.com) ou impresso diretamente na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social (Avenida Iguaçu, 548, Centro) ou no Centro de Referência de Assistência Social do Bugre (Avenida Aníbal Khury, 1.110, Bairro Bugre).
PAIF
            O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
             Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
             O Paif tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
             Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.
              O trabalho social do Paif deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do Paif não devem possuir caráter terapêutico.