Descarte incorreto do lixo prejudica a reciclagem e a coleta do lixo

Publicado em: 16/05/2017 14:04 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova | Autor: Felipe Perussolo

Mesmo com um programa de coleta seletiva, Balsa Nova ainda sofre com o descarte irregular do lixo.

Em reunião realizada na última sexta-feira (12), juntamente com os coletores de resíduos e a Associação de Catadores de materiais Recicláveis de Balsa Nova no Parque Manancial, discutiu-se que ainda muitos moradores misturaram junto ao material reciclável, resíduos não recicláveis e até orgânicos - como restos de comida -, o que pode causar a contaminação e a perda de até 40% do material recolhido.

“É comum recebermos dentro do saco de material reciclado, restos de comida, papel higiênico, seringa descartável, roupa velha, pano, sapato e até fezes de animais que geralmente vêm dentro do saco de ração - disse Luciele Roginski, presidente da Associação de Catadores. Ainda de acordo com os associados, além de ser um risco para a saúde dos trabalhadores, o descarte inadequado dificulta o processo de triagem e separação do lixo.

Segundo os coletores muitos moradores nem possuem lixeiras para deixar o material, o que ocasiona de animais revirarem e deixar o lixo todo espalhado. Também, mencionaram que no momento da coleta não tem as vezes nem como diferenciar o lixo comum do reciclavel, pois além de misturado colocam tudo em saco igual. Sendo assim, sem a conscientização da população, é dificil manter a cidade limpa.

Como separar o lixo corretamente

Muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de colocar os materiais nas lixeiras de coleta seletiva. O material orgânico ou resido úmido como restos de comida, guardanapos sujos, papeis engordurados, algodão, fraldas descartáveis e absorventes devem ser descartável no lixo comum. Já latas, copos descartáveis, papel de bombom, papel de chicletes, embalagens tetra Pack (comuns em caixas de leite e sucos), garrafas pet e sacolas plásticas rasgadas podem ser recicladas e, por isto, devem ser jogadas em recipientes especiais, onde é aconselhável retirar o excesso antes de descartá-lo para a reciclagem. No caso do vidro, como as garrafas pet, Jucélia chama a atenção para embalá-los primeiramente em caixas de papelão e depois colocá-los em um local exclusivo para vidros, evitando com isso acidentes com os coletores.

Importante:

Um ponto que deve ser levado em consideração é a forma como o lixo domiciliar deve ser acondicionado para facilitar a coleta. De preferência, em sacos plásticos específicos, mais resistentes. De acordo com a secretaria de Agric. e Meio Ambiente, uma carência verificada pelo setor é a ausência de lixeiras na frente de muitas residências. “Não adianta recolher o lixo em um saco plástico e deixá-lo no chão, à mercê dos cachorros”.

Se possível, as lixeiras devem ser mais altas e o lixo não pode ser jogado direto na lixeira, pois os garis não têm a responsabilidade de catar embalagens soltas. Outro ponto importante é o que visa a evitar a ocorrência de acidentes com os garis.