SAMU inicia atendimento em Balsa Nova

Publicado em: 26/04/2017 12:58 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova | Autor: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

Teve início na última semana em Balsa Nova, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele aconteceu após uma parceria de cooperação técnica com o Município de Campo Largo. “Nossa cidade necessitava e muito do serviço”, afirmou o secretário de Saúde Fabrício Fagioli Bubniak, segundo ele em Balsa Nova diversos acidentes necessitam desse atendimento de urgência.

Para o Prefeito Luiz Costa é uma satisfação implantar o serviço em Balsa Nova. “Sempre falamos que com saúde não se pode brincar”, disse o Prefeito, ele lembrou que são vidas que merecem o total respeito da gestão pública. O Prefeito aproveitou para agradecer ao Presidente da Câmara Vereador Joarez Matozo e aos demais oito Vereadores pela aprovação por unanimidade de dois Projetos de Lei que foram essenciais para a implantação do serviço.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

É um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.